sexta-feira, 7 de agosto de 2009

NECC DIVULGA - Mostra Vídeo Índio Brasil 2009


Entre os dias 10 a 16 de Agosto de 2009, O Pontão de Cultura Guaicuru, em parceira com várias Instituições, realizará a Mostra Vídeo Índio Brasil 2009. Entre curtas, longas e documentários, serão 39 (trinta e nove) projeções fílmicas ao longo dos 07 (sete) dias da Mostra, ademais dos debates a serem promovidos por atores indígenas, professores e profissionais do meio acadêmico envolvidos com a temática acerca dos povos indígenas.

As narrativas cinematográficas que serão apresentadas foram produzidas por índios e não-índios; todas voltadas à cultura autóctone, à idiossincrasia, às imagens das mais diferentes etnias, ao modelo social e cultural dos povos indígenas.

Será lançado, então, um olhar em direção aos povos indígenas para que a comunidade em geral possa ver/compreender/analisar o ser-índio por outras perspectivas, talvez com menos estereotipias e preconceitos que, muitas vezes, são criados por determinados setores midiáticos que enquadram tais povos em paradigmas equivocados.

Segundo Hugo Achugar, ao longo dos séculos, muitas memórias foram/são olvidadas, principalmente as dos sujeitos que se posicionavam à margem de uma “elite cultural”, social e econômica, em favorecimento dos que detinham/detém o controle, o poder-saber, perpetuando assim, a república dos silenciados ou dos que não possuem direito à voz. O discurso do Outro (minorias étnicas, religiosas, sociais, de orientação sexual mais vigiada, de gênero, entre outras) é, quase sempre, pronunciado por terceiros ou intermediários, como as instituições, o governo, a academia, etc. No entanto, estão surgindo espaços cada vez mais democráticos para os protagonistas do silêncio. A Mostra Vídeo Índio Brasil 2009 proposta para 07 (sete) cidades incluindo a capital e cidades do interior é um exemplo de tais espaços.

A programação totalmente gratuita acontecerá em Campo Grande, no CineCultura (Av. Afonso Pena, 5420 - Pátio Avenida), em 03 (três) sessões, de terça a domingo às 09h; às 15h; às 19h. Na segunda-feira, dia 10/08, às 19h será o lançamento do evento.

A programação geral com a relação de todos os filmes e sinopse pode ser acessada no site www.pontaodeculturaguaicuru.org.br ou www.cinecultura.com.br

Por Flávio Adriano Nantes Nunes (UFMS/CPCX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário